A máxima mais mais contemporânea para a forma que os dados são visto é “dados são o novo petróleo”.
A humanidade passou por diversas evoluções até chegar nos dias atuais. Ao analisar como era definido a influencia e poder, será percebido que o acúmulo de informações tem valor na última evolução, trabalhar e entender como utilizar, faz com que o indivíduo torne-se um agente de transformação e influência ao demais.
Para que entendamos a frase primeiramente teremos que entender o que representa o petróleo no contexto atual. Hoje o indivíduo, empresa e organização que possui essa fonte limitada de energia, detém o poder de gerar capital e ter influência sobre os que necessitam dele.
No entanto, ter petróleo e não saber extrair e refinar é como se não tivesse, já que não tem utilidade sem que haja esses processos.
A relação com os dados é muito semelhante, em tempos que a informação muda com muita velocidade e as pessoas, cada dia mais, consomem mais informações para que tenham mais performance nas suas vidas pessoais e profissionais, os dados tornaram-se fonte de energia.
Quando uma massa grande de informações é acumulada, podemos afirmar que é um poço de dados, igual um poço de petróleo, mas se não soubermos extrair e refinar não terá utilidade alguma.
A forma digital que utilizamos as informações foi a melhor maneira que foi desenvolvida para que as informações fossem acumuladas, replicadas e distribuída de maneira que a população global poça acessar o mesmo conteúdo no instante que ele foi publicado.
O autor Hurwitz (2013) descreve o processo evolutivo dos meios digitais em 3 movimentos.
1º Movimento: Dados Estruturados
Na década de 60, onde os primeiros sistemas a nível comercial foram desenvolvidos e utilizados, tinha uma necessidade de armazenar os dados que fossem registrados nos sistemas.
Para isto iniciou a utilizar os arquivos simples, que armazenavam os dados de uma maneira textual. No entanto, estes arquivos não apresentavam nenhuma garantia de leitura e escrita e dependendo da forma que informação fosse armazenada ela poderia ser perdida.
Este avanço foi considerado muito importante, pois neste momento existem sistemas que armazenam informações e estas informações pode ser consumidas em momentos que a informação for relevante.
O aumento do consumo da informação e não garantia da leitura e escrita, motivou a surgir os Relational Database Management Systems (RDBMS), que significa banco de dados relacional.